Importante para quem dirige

 

 

                                     Mais uma vez atropelo a ordem das coisas e passo na frente da continuação do post 1950-1957. É que recebi este texto e seu respectivo link de um amigo e achei muito interessante e importante. O texto abaixo não é de minha autoria, estou repassando assim como recebi.

 

CEGUEIRA DE MOVIMENTO

                                      Nas batidas em que um carro que segue rapidamente atinge um mais lento saindo de uma via transversal, os motoristas dos carros rápidos geralmente afirmam não terem visto o veículo vindo da direita ou da esquerda.
                                    Eles não estão mentindo, apenas não viram realmente o outro veículo, mesmo à plena luz do dia.
                                     O fenômeno que diz respeito aos motoristas do carro rápido é chamado de “Cegueira de Movimento”.
                                     É incrível mas é verdade e preocupante…!!!
                                    Os pilotos militares recebem instrução sobre cegueira de movimento durante seu treinamento porque ela ocorre em velocidades mais altas e, até certo ponto, isto é aplicável a motoristas também, especialmente aqueles de carros mais velozes. Desse modo, se você dirige, leia o que segue com atenção.
                                   Os pilotos são instruídos a alternar o olhar entre varrer o horizonte e o painel de instrumentos quando em voo, e nunca fixá-lo mais que alguns segundos num único objeto. Eles são ensinados a manter a cabeça como se ela estivesse montada numa rótula e a movimentar os olhos continuamente.
                                   Isso porque quando se está em movimento, fixar o olhar num objeto por algum tempo faz a visão periférica sumir. Essa é a razão desse fenômeno ser chamado de cegueira de movimento. Para os pilotos de caça essa é a única maneira de sobreviver no ar.
                                   Clique no atalho abaixo e faça o teste:

http://www.msf-usa.org/motion.html

                                    Vê-se um conjunto de cruzes azuis sobre um fundo preto. Há um ponto verde piscante no centro e três pontos amarelos fixos à volta dele.
                                   Se fixarmos o olhar no ponto verde mais que alguns segundos, os pontos amarelos desaparecerão aleatoriamente, isolados ou em pares, ou os três de uma vez. Na verdade, os pontos amarelos estarão sempre lá.
                                    Observe os pontos amarelos por algum tempo, antes de fixar o olhar no ponto verde, para você ter certeza de que eles não vão sair daquele lugar.
                                    Pode-se alterar a cor de fundo ou a rotação do conjunto clicando nos botões próprios no quadro. As observações do autor sob o conjunto giratório são educativas.
                                    Assim, se estivermos dirigindo em alta velocidade numa rodovia e se fixarmos o olhar na estrada à frente, não veremos um carro, um scooter, um bugue, uma bicicleta, uma vaca ou mesmo um ser humano vindo de um lado.

Anúncios
Esse post foi publicado em Links. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s