Parte I/V
A General Motors foi fundada em 1908 por William C. Durant a partir da Buick Motor Company. Foi no mesmo ano em que Henry Ford anunciou o Modelo T.
Assim como Henry Ford, William Durant soube compreender a oportunidade apresentada pelo automóvel desde seus primeiros tempos. O automóvel naquela época, especialmente entre os banqueiros e homens de negócios, era considerado como esporte, afinal, seu preço estava fora do alcance do mercado de massa, era mecanicamente precário e não havia boas estradas por onde pudessem circular. Em 1908 a produção total de carros nos Estados Unidos era próxima a 65.000 unidades e na Europa não era muito diferente, mas estes dois homens já sonhavam com um milhão de carros por ano. Poucos os levavam a sério, mas, sem dúvida, eram homens de incomparável visão, coragem e ousadia.
William Durant era um grande e extremamente criativo empreendedor, no final do século XIX ele era o principal produtor de carruagens e carroças dos Estados Unidos. Em 1904 entrou para a Buick Motor Company, reorganizou-a, e em 1908 era o maior fabricante de carros do país. A produção era muito pequena, é verdade: foram 8.487 Buick’s, mas no mesmo ano Ford só produziu 6.181 carros.
A Buick, entretanto, já tinha seu porte. As fotos abaixo, retiradas de um catálogo publicitário da marca da época, retratam a fábrica em 1906 e alguns modelos do mesmo ano.
A General Motors foi incorporada por Durant em 16 de setembro de 1908 como uma companhia “holding” destinada a controlar diversos fabricantes independentes de carros e autopeças. A primeira empresa a ser encampada pela “holding”, obviamente, foi a Buick, em 1º de outubro do mesmo ano. Em 12 de novembro veio a Olds (mais tarde Oldsmobile) e em 1909 vieram a Oakland (mais tarde Pontiac) e a Cadillac.
Não perca a continuação desta história no próximo post.
Anúncios